Objetivo

O objetivo desta Exposição Oficina é ampliar o envolvimento da comunidade no Programa de Gestão, tendo como objetivo final a integração dos conhecimentos e a proposição de medidas de valorização e preservação, na forma de um Plano de Gestão.

A dinâmica de trabalho pressupõe a obtenção prévia de um quadro sistemático do conhecimento, das sensibilidades e das demandas apresentadas pelo Patrimônio Cultural existente na área de estudo e sua região de entorno, objetivando identificar e caracterizar as melhores práticas de tratamento. Isto abrange um mapeamento dos grupos sociais envolvidos, com especial atenção para seus aspectos multiculturais; um levantamento sistemático das pesquisas anteriores realizadas na área e de seus resultados; e um inventário das ações culturais em andamento e previstas.


Isto abrange, também, a produção de conhecimento científico como resultado das pesquisas sistemáticas realizadas na área do empreendimento (a UHE Teles Pires), incluindo prospecções intensivas e escavações arqueológicas, cadastro arquitetônico, inventário de patrimônio histórico e cultural, tratamento dos acervos gerados pela pesquisa e análises científicas.


O envolvimento da comunidade ao Programa, feito através de Exposições Oficina planejadas e ampliado pelo uso intensivo de Mídias Sociais, objetiva desenvolver uma Arqueologia Simétrica que integre o público envolvido em uma grande Comunidade Arqueológica voltada à valorização e preservação de sua identidade histórica e cultural, enquanto cientistas-cidadãos.

© 2017   Criado por Documento.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço